Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, o Projeto de Lei n.º 005/18, de autoria do vereador Vilmar Antonio Soccol, que institui no Município o Dia Municipal de Doação de Sangue. A votação aconteceu na Sessão Ordinária do dia 28 de junho.
De acordo com a justificativa protocolada na Casa, o Projeto de Lei Legislativo tem como objetivo principal, conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue e visa também incentivar as pessoas a doarem sangue, o que sem dúvidas alguma é um ato de amor.
Essa data é comemorada mundialmente, no dia 14 de junho e a nível nacional, no dia 25 de novembro. O Dia Municipal de Doação de Sangue será comemorado anualmente, em 03 de junho.
Seja um doador
O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas.
O doador passará por triagens clínicas e sanguíneas. Ele precisa estar alimentado para evitar passar mal durante o processo. A coleta dura em torno de 20 minutos.