Poder Legislativo recebe RGE para debater Moção de Protesto enviada no início do ano
Poder Legislativo recebe RGE para debater Moção de Protesto enviada no início do ano
PUBLICADO EM 25/02/2016 - 10:55

 

Aconteceu ontem, quarta-feira (14), uma importante reunião na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. O objetivo foi esclarecer e debater com representantes da Rio Grande Energia – RGE, a Moção n.º 002/18, de autoria da vereadora Deliane Assunção Ponzi, aprovada pelo Poder Legislativo no dia 8 de fevereiro por unanimidade. A Moção de Protesto se deu, de acordo com sua autora, em função da demora nos atendimentos quando ocorre falta de energia elétrica por queda da chave dos postes e fios de alta tensão.

Estiveram presentes na reunião na tarde de ontem (14), o presidente da Casa, vereador Aquiles Pessoa da Silva, os edis Amilton Lazzari, Deliane Ponzi e Jeferson Karpinski, a diretora administrativa da Câmara, Cristiane Piccoli Dalapria, o prefeito em exercício, Elgido Pasa, o secretário de obras, Sérgio de Lima, presidente do PMDB, Leandro Slaviero, o engenheiro líder da região do Alto Uruguai, Bruno Niederauer Soares e a consultora de negócios da região do Planalto, Eliana Bortolon, substituindo Claudio Mânica, responsável pela região do Alto Uruguai.

Na ocasião, a vereadora Deline expôs o motivo de seu pedido e disse que a falta de energia gera transtornos e graves prejuízos aos usuários, principalmente da área rural e industrial “os agricultores não tem como tirar o leite, porque precisam da ordenhadeira elétrica, não tem como resfriar litros e litros de leite, perderam freezeres inteiros de carne ", comentou Deliane. Foram três casos apresentados: de uma padaria na Cidade, no Pio X e na Linha Ribeiro.

Bruno disse que a Moção gerou uma grande preocupação, pois devido ao relacionamento e a importância que os órgãos públicos tem para a Companhia, quando recebem alguma reclamação param tudo para entender no que estão falhando.

De acordo com o engenheiro líder, para explicar essa demora relatada nos três casos pontuais, é importante lembrar que a RGE possui três prioridades de atendimento: 1º ponto, prioriza o risco a população; 2º ponto, os clientes críticos como hospitais, onde há poço artesiano e etc; e o 3º ponto prioriza o volume de clientes da área atingida. A área rural acaba sendo uma das últimas devido ao volume de clientes naquele local e também pela falta de reclamação junto a Companhia. Por isso é de extrema importância que o cliente ligue e reclame junto a RGE.

Segundo Eliana, é preciso que em caso de falta de energia seja feita a abertura do protocolo, pois isso facilita o atendimento. E para isso há várias formas de registrar a sua reclamação: 

A Central Eletrônica RGE 24H, a ligação é gratuita - 0800 970 0900;

O Sitewww.rge-rs.com.br

Mensagem SMS para falta de energia - Digita a palavra luz, mais o número do seu código, constante na sua conta de luz e envia para o número 27350.

Os representantes da RGE e os demais envolvidos na reunião se disseram satisfeitos pelos esclarecimentos.

Bruno e Eliana colocaram a disposição uma equipe para realização de palestras nas escolas, para falar do risco em mexer na rede elétrica sem equipamentos e treinamento.