Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprova Indicação que solicita ação contra possível descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal
Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprova Indicação que solicita ação contra possível descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal
PUBLICADO EM 18/09/2023 - 20:25

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 14 de setembro, a Indicação nº 014/2023, de autoria do Vereador Jeferson Wilian Karpinski (PP). A mesma solicita que sejam tomadas medidas para garantir as prerrogativas constitucionais do Congresso Nacional diante da possibilidade de descriminalização do aborto.

A indicação do vereador visa direcionar um ofício ao Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o propósito de instar ações que assegurem a inviolabilidade das prerrogativas do Congresso Nacional frente à discussão sobre a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal.

O motivo central da indicação é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442, que questiona a constitucionalidade dos artigos 124 e 126 do Código Penal, buscando permitir a prática do aborto até a 12ª semana de gravidez.

Em sua fala durante a sessão, o Vereador Karpinski afirmou: "Pretende-se, com a presente indicação, garantir as prerrogativas do Congresso Nacional como o único legitimado para legislar o que é próprio de sua competência, especialmente a ADPF 442 atinente ao tema do aborto."

1.jpg
Grupo Pró-Vida esteve presente para acompanhar a discussão da Indicação