Legislativo getuliense concede título de Cidadão Benemérito a Lindomar Antonio Tabaczeniski
Na noite de 20 de dezembro, após a última sessão plenária de 2022, um momento especial foi realizado na Sala das Sessões Engenheiro Firmino Girardello da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. Foi concedido, por meio de Sessão Solene com a entrega da Medalha Benemérita Águas do Abaúna, o título honorífico de Cidadão Benemérito de Getúlio Vargas ao Tenente Lindomar Antonio Tabaczeniski.
A condecoração foi instituída após o Decreto Legislativo nº 006/17, que dispõe sobre a importância em conceder o título honorífico de Cidadão Benemérito às pessoas naturais de Getúlio Vargas que tenham se destacado na sociedade brasileira ou internacional. O nome do Tenente foi aprovado por unanimidade, por meio do Requerimento nº 001/2022, de autoria do presidente da Casa, Dinarte Afonso Tagliari Farias. O requerimento foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 10 de fevereiro.
Com Casa cheia, a sessão solene contou com a presença de autoridades municipais, familiares e amigos de Tabaczeniski. A mesa de autoridades foi composta pelo então Prefeito em exercício, Elegido Pasa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Dinarte Afonso Tagliari Farias; o homenageado, Tenente Lindomar Antonio Tabaczeniski e, representando o 13º Batalhão de Polícia Militar, o sargento Marcelo Sarnoski.
Para abrilhantar ainda mais a noite, a Orquestra Sinfônica de Getúlio Vargas foi responsável pela execução dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, além de realizarem uma apresentação cultural antes dos pronunciamentos, que foram feitos por Dianete Maria Rampazzo Dalla Costa, pela bancada do MDB; Geni Lucia Weber, pela bancada do PTB; e Domingo Borges de Oliveira, pela bancada do PP. Ainda, utilizaram-se da tribuna para tecer congratulações ao homenageado, o vice-prefeito, então líder do executivo em exercício, Elegido Pasa; e o condecorado, Tenente Lindomar Antonio Tabaczeniski.
O Homenageado
O primeiro tenente do Exército Brasileiro Lindomar Antonio Tabaczeniski, nasceu no Bairro Rural Rio Paulo em Getúlio Vargas, em 11 de junho de 1970. Filho de João Tabaczeniski Filho e Maria Gempka Tabaczeniski, é casado com a Sra. Valeska dos Santos Valente e tem 3 filhos: João Gabriel, Pedro e Antonio.
Iniciou a jornada profissional em 1984 nas Casas Pernambucanas, depois seguiu para a profissão das Armas, servindo na Base Aérea de Santa Maria por quatro anos. É graduado em tecnologia em segurança pública e possui mais de 32 anos de experiência no Exército Brasileiro e 15 anos em Forças Especiais, gestão de risco, inteligência estratégica, gestão de crise, continuidade do negócio, e coordenação de cursos nas áreas de segurança. Além de possuir MBA - Gestão de Riscos Corporativos; Pós-Graduação - Inteligência e Gestão Estratégica; MBA Executivo - Segurança Privada: Safety & Security e Graduação em Gestão Pública pelo Exército Brasileiro.
Possui experiência internacional, onde se destacam as operações de segurança da Embaixada Brasileira na República Democrática do Congo e missão de Manutenção da Paz no Haiti. Foi instrutor no Exército dos Estados Unidos no Instituto de Cooperação para a Segurança do Hemisfério Ocidental (WHINSEC), e Sargento Maior de Comando Convidado daquele mesmo Instituto.
Especialista em segurança de autoridades, atuação em grandes eventos, liderança de equipes táticas em missões de alto risco, treinamentos e operações interagências entre órgãos de segurança pública, operações contraterrorismo e intercâmbios com grupos de forças especiais estrangeiras. É especialista em explosivos, assim como atirador de alta precisão (sniper).
Possui uma segunda graduação em gestão pública, com MBA Executivo em segurança privada, pós-graduação em inteligência e gestão estratégica e MBA em gestão de riscos corporativos.
Após a formação na Escola de Sargentos das Armas em Três Corações em 1993, serviu em Cruz Alta. Logo após concluir o Curso Básico de Paraquedista Militar, foi classificado na Brigada de Infantaria Paraquedista, na cidade do Rio de Janeiro, local onde serviu por 15 anos. Durante o período realizou vários cursos operacionais, destacando-se o Curso de Comandos e Forças Especiais. Foi instrutor de ambos os cursos durante 4 anos.
Servindo no Primeiro Batalhão de Forças Especiais em Goiânia, operou como Forças Especiais em praticamente todo o território nacional e em vários países. Destacando-se a missão de Paz da ONU no Haiti; os Cursos de Sniper e de Lancero na Colômbia; a segurança de Embaixada e do Corpo Diplomático na cidade de Kinshasa – República Democrática do Congo, Instrutor do Exército Americano; Sargento Maior de Comando do WHINSEC e Canadá.
Após trabalhar no Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro, foi designado para ser o Assessor Especial do Ex-Comandante do Exército – General Villas Bôas, no Gabinete de Segurança Institucional.
Em novembro de 2021, a pedido, foi transferido para a reserva remunerada e após convite, em dezembro do mesmo ano, iniciou a jornada no mundo corporativo na Inteligência Estratégica da CCR Aeroportos.