Vereadores participaram do Seminário das Frencoop’s Municipais Gaúchas

por lu2015 — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Evento foi realizado em Não-Me-Toque com a presença de Aquiles Pessoa da Silva, Jeferson Karpinski e Amilton Lazzari
Vereadores participaram do Seminário das Frencoop’s Municipais Gaúchas

Vereadores no Seminário

O Presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas, Vereador Aquiles Pessoa da Silva e os vereadores Jeferson Karpinski e Amilton Lazzari participaram do Seminário das Frencoop’s Municipais Gaúchas realizado no Parque de Exposições da Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque, no dia 21 de agosto. O evento, que tem como objetivo auxiliar na articulação da Frentes Municipais de Apoio ao Cooperativismo junto aos legislativos municipais gaúchos, contou com a presença do Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS - Vergílio Perius, da Prefeita do Município Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, do Presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Ibanez Victor de Quadros, e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – Tarcísio Minetto, além de membros do Banco Sicredi, e demais autoridades regionais.

A programação iniciou pela manhã, às 9 horas, com o credenciamento. Logo após, às 9h30min, abertura dos trabalhos. Já às 9h45min, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, professor Vergílio Perius, palestrou sobre “A expressão do Cooperativismo Gaúcho”. Na sequência, o coordenador Jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tiago Machado, falou sobre a “Legislação e Orientação para a constituição de Frencoop’s municipais”. As atividades encerraram às 11h15min, com o painel: Cooperativas – Ações em favor do cooperativismo.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca apoio político às ações do cooperativismo gaúcho e o engajamento de seus representantes nas Câmaras Municipais, para assim motivar a vereança e a comunidade, crescendo de forma cooperativista, potencializando os melhores valores para a sociedade, entre eles a solidariedade. No evento, o painel se focou na expressão cooperativista do Estado, e também na fundação do Banco Sicredi que hoje supera os 3 milhões de associados e possui R$ 49,5 bilhões  no montante, sendo R$ 7 bilhões líquido.

A ação da Frencoop tem por objetivo, melhor subsidiar o trabalho dos vereadores identificados com a causa cooperativista – nos municípios - onde tudo começa. A proposta é despertar nos parlamentares municipais a necessidade de criação de frentes de apoio ao setor nos legislativos municipais, assim como ocorre em âmbito estadual e federal. As Frencoop’s nasceram pela necessidade da união e do trabalho em conjunto do setor cooperativo e dos parlamentos, independente da sigla partidária, para que as propostas do sistema cooperativista possam sair do papel e acontecer na prática.