Secretaria de Educação explana sobre Plano Municipal de Educação 2015/2025 para vereadores

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Documento orienta as políticas educacionais do município para os próximos 10 anos
Secretaria de Educação explana sobre Plano Municipal  de Educação 2015/2025 para vereadores

Secretária da Educação explana sobre o Plano Municipal de Ensino

Na segunda-feira, 25 de maio, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, fez a entrega oficial do Plano Municipal de Educação 2015/2025, à Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. O documento é referência para orientação das políticas educacionais do município para os próximos 10 anos.

O projeto foi protocolado no início da tarde e no final do dia, a Secretária de Educação se reuniu com o Presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles Pessoa da Silva, para explanar sobre o projeto. Participaram da reunião os vereadores Daniel Fernandez, Eloi Nardi e Amilton Lazzari, a diretora Administrativa da Câmara de Vereadores, Cristiane Piccoli Dalapria, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vera Lucia Rosa, a coordenadora pedagógica Estela Mara Warnava e o orientador pedagógico, David Anderson Zanoni.

Na oportunidade, a secretária Sandra Betiatto relatou a trajetória de construção do PME até o texto final que chega à Câmara e pediu que os vereadores, os quais possuem o poder de chancelar o Plano, analisem o projeto e contribuam para a aprovação do mesmo, visando todo o trabalho realizado por centenas de mãos junto ao Poder Executivo.

Em sua fala, Sandra Betiatto fez referência ao grande processo coletivo de discussão oportunizado para a construção do PME 2015/2025, através da instituição do (FME), sob o Decreto Municipal 12.085/2013, que iniciou em setembro de 2014 através de encontros que visavam debater o Alinhamento do Plano Municipal de Educação com o Plano Nacional de Educação, com vigência para os próximos dez anos. A partir disto, segundo ela, foram criadas as Comissões Temáticas contemplando todos os seguimentos da Educação Básica e Superior do Município de Getúlio Vargas, além de profissionais que atuam na gestão, fiscalização e valorização da Educação em nossa cidade. Para compor as comissões, foram convidados professores que atuam em todos os segmentos educacionais nas escolas e entidades do município, nas Redes Privada, Municipal e Estadual de Ensino, Conselho Tutelar, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Conselhos Escolares, representantes do poder Executivo, Legislativo, Judiciário, CRAS e demais membros da sociedade em geral.

Nesse processo, foi feito o diagnóstico e elaboração das 20 metas e estratégias que compõem o Plano Municipal de Educação, adequando-o dentro da legislação em conformidade com o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. As metas e estratégias contemplam as áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Gestão, Financiamento, Formação de Professores e Valorização do Magistério.

A secretária de Educação também falou que no dia 18 de maio de 2015, foi realizado o Encontro das Comissões Temáticas para debate e apontamentos finais e aprovação das Metas e Estratégias do PME. A reunião foi realizada no Salão de Atos do Centro Administrativo Municipal. Posteriormente, no dia 23 de maio de 2015, houve um segundo encontro denominado de Plenária Pública, tendo por objetivo apresentar e refletir sobre as ações de efetivação do PME, igualmente realizado no Salão de Atos do Centro Administrativo. Para ambos os encontros, foram convidados todos os envolvidos e interessados da comunidade educativa de Getúlio Vargas. “É importante salientar que o Plano Municipal de Educação é um documento que balizará as ações educacionais do nosso município para os próximos dez anos. Assim, temos que nos conscientizar do papel que cada um, como cidadão, exerce na melhoria, fiscalização e aplicação das ideias contidas neste documento em sua vigência”, destacou Sandra Betiatto.