Presidente do Legislativo sugere ao Poder Executivo estudo sobre a viabilidade de criação do Gabinete de Gestão Integrado Municipal - GGIM

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a Indicação n.º 021/19, do vereador e presidente da Casa, Dinarte Afonso Tagliari Farias sugerindo ao Executivo Municipal que estude a viabilidade de criação do Gabinete de Gestão Integrado Municipal – GGIM. A proposta visa uma parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar e Câmara de Vereadores.A proposição foi discutida e votada na Sessão Ordinária do dia 10 de outubro.

De acordo com Dinarte, após conversas, inclusive com a Chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Farias Anflor, ficou claro a necessidade de investimento em conscientização, em prevenção. A ideia é que “sejam realizadas reuniões a cada trimestre, para avaliar as ocorrências e focos de problemas que estejam ocorrendo em nosso Município”.

Segundo a Assessoria Especial de Assuntos Federativos Ministério da Justiça, o GGIM acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera, de maneira paradigmática, a forma de o Estado enfrentar a violência e a criminalidade. Segundo esse modelo, o Estado deixa de intervir apenas de forma criminalizadora – atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito – e passa também a agir preventivamente, por meio de ações sociais, evitando que esse delito venha a ocorrer.