Poder Legislativo presente no pré-lançamento do livro Irmão Taciano – Um Marista feliz e solidário

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29

Livro sobre a vida do Irmão Taciano

O Vereador Eloi Nardi representou o Poder Legislativo no pré-lançamento do livro Irmão Taciano – Um Marista feliz e solidário realizado na segunda-feira, 1º de junho, no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas. O evento foi promovido pela Rede Marista, Irmãos Maristas do Rio Grande do Sul e Fraternidade Marista Irmão Taciano. A obra traz a história de fé e de vida do Irmão Taciano (1909-2006), que iniciou e viveu grande parte de seu apostolado em Getúlio Vargas. O lançamento oficial da obra será no dia 5 de junho em missa em honra de São Marcelino Champagnat que será celebrada na Comunidade São Marcelino Champagnat, no Bairro Champagnat, em Getúlio Vargas. O Vereador Eloi Nardi recebeu um exemplar do livro para integrar a biblioteca da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

O livro da biografia do Irmão Taciano, de 284 páginas, foi organizado por Rení Giaretta Oleksinski, tendo o Irmão José Cândido Bairros como colaborador. O Irmão Taciano dedicou a maior parte de sua longeva existência de 97 anos à evangelização e educação de crianças em Porto Alegre, Garibaldi, Florianópolis, Santa Maria, Passo Fundo e em bairros de Getúlio Vargas, convencido que de as crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticos. Ele ajudou as famílias com seus conselhos e ervas medicinais. Promoveu a reza do terço e a procissão das capelinhas domiciliares de Nossa Senhora. Com ele surgiram o Centro Catequético Marcelino Champagnat, o Centro Comunitário São José e o grupo JUPA.

O Irmão Taciano, que tinha o nome de batismo de Remígio Paulo Rizzotto, entendia de trabalhos manuais, cozinha, horta, jardim e pomar. Construiu galinheiros e coelheiras; zelou pelas plantas medicinais para melhorar a saúde das pessoas. Gostava de canto e música. Nas comunidades carentes de Getúlio Vargas dedicou 27 anos de sua vida.

O livro ainda traz outras notícias que são relevantes contribuições à história familiar, da Colônia Erechim, do município de Getúlio Vargas, do antigo bairro Pé-de-Erva (atual bairro Champagnat), do bairro São José e da Paróquia Imaculada Conceição.