Poder Legislativo de Getúlio Vargas aprova moção de pesar pelo falecimento da cantora e compositora Berenice Azambuja

Os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Getúlio Vargas, aprovaram na Sessão Ordinária do dia 17 de junho a Moção 007/2021, manifestando pesar pelo falecimento da cantora e compositora Berenice Azambuja. O documento, de autoria da vereadora Ines Aparecida Borba, foi aprovado por unanimidade.

Berenice Azambuja, símbolo forte da mulher no tradicionalismo, morreu aos 69 anos, na noite do dia 3 de junho. Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Berenice lutava contra um câncer no pâncreas e morreu após uma parada cardíaca. O enterro aconteceu no dia 4 de junho.

Natural de Porto Alegre, Berenice da Conceição Azambuja acumulava 17 discos gravados ao longo de sua carreira, sendo que três conquistaram o Disco de Ouro. Filha de pai músico e mãe artista de circo, começou sua trajetória na música ainda criança, quando fez uma apresentação no programa de auditório Clube do guri, da rádio Farroupilha, na década de 1960. Desde os 15 anos, Berenice tocava em bailes regionalistas. No lugar do vestido de prenda, a cantora usava o chiripá, veste masculina ligada à tradição indígena que lhe permitia uma melhor mobilidade do que o traje feminino. Alvo de críticas por parte dos tradicionalistas mais conservadores, a indumentária acabou virando uma das características marcantes da artista.

O Poder Legislativo de Getúlio Vargas envia os mais estimados préstimos e sentimentos de pesar à companheira, amigos e demais familiares de Berenice.