Poder Legislativo aprova envio de Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no concurso público da Brigada Militar e Polícia Civil

O Poder Legislativo de Getúlio Vargas aprovou por unanimidade, na Sessão Ordinária realizada no 4 de abril, a Moção n.º 005/19. O Vereador Jeferson Wilian Karpinski, autor da proposição, solicita que seja encaminhada Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no concurso público da Brigada Militar de 2017 e Polícia Civil.

Em sua justificativa protocolada na Câmara de Vereadores,  o edil Karpinski explica que “o Estado do Rio Grande do Sul, na área da segurança pública, possui a Brigada Militar, com uma história de trabalhos prestados, escrita pela dedicação exclusiva de seus profissionais, que honram as suas instituições e são imensamente reconhecidos pela sociedade gaúcha e nacionalmente, e, no presente momento atuam com efetivo reduzido, com pouco mais da metade dos recursos humanos considerados ideais, para desempenhar as suas funções”.

Segundo ele, considerando o déficit histórico no estado do Rio Grande do Sul que conta com aproximadamente 15 mil policiais a menos que o necessário e principalmente considerando que faltam cerca de 15 mil servidores na Brigada Militar e aproximadamente 5 mil na Polícia Civil, é necessário e urgente a contratação de maior efetivo para estas instituições. “Diante desse quadro é imprescindível a contratação de maior efetivo para essas instituições, pra equilibrar as atividades desempenhadas na parte operacional, tanto na prevenção e no combate ao crime, quanto nas atividades administrativas”, justifica.

Foi solicitado que o Documento seja encaminhado ao Governador do Estado, Eduardo Leite e ao secretário estadual da segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior.