Oficina Interlegis qualifica Casas Legislativas da região

por gev publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Com a presença de Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado, da Capital Federal, além de presidentes de Legislativos, vereadores e o Secretário de administração de Erechim, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, vereador Sérgio Alves Bento abriu oficialmente, na manhã desta terça, 28, no Plenário da Casa, a Oficina Interlegis com os temas Portal Modelo e SAPL.

A Oficina, que iniciou nesta segunda, 27, e segue até o dia 31 junto ao Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, tem a parceria do Legislativo local, do BID, da Interlegis e do Senado Federal através do Instituto Legislativo Brasileiro.

Para facilitar a rotina das Câmaras o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras de Vereadores.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

O Portal Modelo é gratuito e está pronto para uso e que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu o próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Solicitação para que o Interlegis viesse à Erechim foi uma iniciativa do então presidente de 2013, vereador Zé da Cruz.

Luís Fernando, em sua manifestação, destacou que o Senado possui o programa desde o ano de 1997, implantando em diversas Câmaras Municipais de todo o Brasil produtos de baixíssimo investimento. “Uma grande oportunidade de colocar à disposição a tecnologia àqueles que a necessitam. Uma forma de colaborar com o Legislativo brasileiro”.

Presidente da Casa, por sua vez, agradeceu a oportunidade de estarem em  Erechim, destacando o pedido feito por Zé da Cruz em 2013 para possibilitar para que Erechim e região tivessem este momento de aprendizagem, principalmente para qualificar os funcionários. “Fico feliz por terem escolhido Erechim para a realização do curso, um momento de aprendizado e qualificação de todos os presentes”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul destacou os resultados obtidos por aquela Casa após a sua adoção, como do grande evento em que reuniu 36 Casas Legislativa para repassar o Portal Modelo e o SAPL. “É muito gratificante sermos um polo multiplicador em Erechim, e estamos trabalhando para trazer a Escola Legislativa. Quanto mais trabalharmos, melhor”.

Diretor Geral do Legislativo de Caçapava do Sul também se manifestou, oportunidade em que relatou aos presentes a adoção do sistema e os resultados positivos para o processo legislativo informatizado. “Nosso município fez a maior oficina de serviços Interlegis do Brasil e a Câmara de Caçapava está apta para difundir o SAPL sem a necessidade da presença da equipe de Brasília”.

Zé da Cruz, presidente em 2013, lembrou o seu pedido que hoje é uma realidade e agradeceu a Serginho por ter dado continuidade ao tema e a servidora Maristela Guareschi que se empenhou para que o mesmo fosse implantado na Câmara Municipal de Erechim. “O povo tem estar cada dia mais perto das Câmaras”.

O Portal Modelo terá 17 horas aula entre os dias 27 e 28 e o SAPL uma carga horária de 18 horas entre os dias 30 e 31. Entre os temas, a Gestão do Conteúdo, administração do Portal e a Customização do Portal. Conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados dos parlamentares das comissões, das composições das Comissões permanentes, das matérias legislativas, tipos de proposituras; autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, além de outros temas.

Fonte: Site: http://www.erechim.rs.leg.br/noticias/oficina-interlegis-qualifica-casas-legislativas-da-regiao