Legislativo apoia ações pelo Dia Nacional de Doação Órgãos

Hoje, 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação Órgãos, e o Poder Legislativo de Getúlio Vargas vem abordando este assunto e abrindo espaço para debates no plenário da Casa, há algum tempo. O Setembro Verde é mais um momento para falar de saúde e trazer informações necessárias à comunidade.

Na fachada do prédio da Câmara Municipal foi posto um cartaz lembrando que doar órgãos é o doar vida a alguém. E o dia 27 é a data para celebrar a solidariedade, a empatia e, acima de tudo, a vida. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas de que é preciso falar sobre o assunto. Conforme pesquisa da Secretaria da Saúde, em 43% dos casos a negativa familiar acontece porque o potencial doador, ainda em vida, não havia deixado claro qual era o seu desejo.

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (23), o Presidente do Legislativo, Dinarte Afonso Tagliari Farias, recebeu Jandir Brambatti, idealizador de ações relacionadas ao tema, em Getúlio Vargas e região. Hoje, estão sendo realizadas atividades pela Cidade e a tarde haverá distribuição de panfletos na Praça General Flores da Cunha, buscando trazer informações preciosas às pessoas.

De acordo com dados divulgados pelo Estado do Rio Grande do Sul, nos primeiros seis meses do ano, o Estado registrou 416 transplantes de órgãos e 759 transplantes de tecidos. Córneas (446) e rins (281) figuram no topo da lista de doações. Foram 141 doadores efetivos no primeiro semestre de 2019, contra 137 no mesmo período do ano passado. O baixo crescimento não permite que a fila de espera diminua, já que cerca de 1,4 mil gaúchos aguardam por uma doação.

Lembre-se, converse com sua família. A comunicação é essencial para que o bem continue sendo feito. Doe órgãos. Doe VIDA!