Edil Paulo Borgman pede a revisão do grau de insalubridade para enfermeiros, técnicos em enfermagem e zelador do cemitério municipal

O Poder Legislativo  aprovou por unanimidade em Sessão Ordinária, na última terça-feira (26), a Indicação n.º 025/17 de autoria do vereador Paulo Cesar Borgmann, que pede ao Executivo Municipal que proceda a revisão do grau de insalubridade em que estão enquadrados os enfermeiros, técnicos em enfermagem e zelador do cemitério municipal.

O Edil justificou sua indicação. “Eu tenho aqui um pedido de 24 de abril de 2015, com 36 assinaturas dos profissionais dos postos de saúde, incluindo médicos, dentistas, técnico, servente e enfermeiro, mas não tiveram respostas”. O Vereador se desculpou com o prefeito Maurício Soligo, presente no dia da Sessão, e explicou que a solicitação havia sido feita na administração anterior.

Em mãos, Paulo também tinha um documento com 15 assinaturas, desta vez só dos técnicos em enfermagem e citou algumas atribuições dos cargos para justificar porque acredita que o grau médio está equivocado na classificação de insalubridade. “Curativos contaminados infectantes; visitas domiciliares à pessoas acamadas e no presídio, onde se tem contato com pacientes com doenças contagiosas e transmissíveis, como vírus, bactérias, HIV, sífilis, tuberculose, gripe, pneumonia, varicela, caxumba, rubéola e etc; manuseio de instrumento de dentista contaminado com sangue e secreções; manuseio de vacinas com agentes biológicos; manuseio de  perfuro cortantes na lavagem, embalagem e esterilização de materiais; procedimentos da unidade odontológica; teste de autoclave com indicador biológico com a população mínima de 100 mil a 1 milhão de esporos e bactérias; deslocamentos dirigindo carro da unidade; participação e doação nas coletas de sangue”. E ainda finalizou dizendo que isto é uma parte do que fazem e que a categoria é essencial para o funcionamento das UBSs.

Quanto ao cargo de zelador do cemitério municipal, Paulo pediu uma atenção especial já que o profissional ocupa o cargo há muitos anos, participando inclusive de exumações.