Denominada rua que dá acesso à Linha Ribeiro

por mlu — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Artéria recebeu o nome de Leonardo Noskoski

Projeto de Lei do Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, dispôs sobre denominação de rua situada no Bairro Nossa Senhora Consoladora, no perímetro urbano, que dá acesso à Linha Ribeiro, que passa a chamar-se Rua Leonardo Noskoski.

O projeto de lei atende a uma solicitação dos próprios moradores da Linha Ribeiro, que fizeram um abaixo assinado solicitando a nomeação da rua que liga a localidade a Erebango, com o nome de morador antigo da localidade. O abaixo assinado e a solicitação foram protocolados na Prefeitura, que encaminhou à Câmara de Vereadores.

Manifestaram-se favoráveis ao projeto os Vereadores Jeferson Wilian Karpinski, Dinarte Afonso Tagliari Farias, Nilton Antônio Scariot e Daniel Fernandez. O projeto legislativo foi aprovado por unanimidade.

Leonardo Noskoski nasceu em 29 de dezembro de 1918, filho dos imigrantes Bernardo Noskoski e Tecla Noskoski, naturais da Polônia. No ano de 1948, já casado com Estanislava Josepha Noskoski e com quatro dos onze filhos, veio residir na Linha Ribeiro, na rua de cima – que recebeu a sua denominação – onde permaneceu até o seu falecimento, em 2007.

O homenageado foi carpinteiro, mas também sempre se dedicou à agricultura, sendo um exemplo para seus onze filhos. Alguns destes ainda residem onde antes era a chácara pertencente à família Noskoski. Junto com a família, Leonardo era atuante e participante na comunidade São Luiz Linha Ribeiro e depois na comunidade do Bairro Consoladora.