Câmara de Vereadores realiza Sessão de Homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas

por lu2015 — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Solenidade será realizada no sábado, 15 de agosto, no Centro Comunitário Centenário

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realiza, no próximo sábado, 15, Sessão de Homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas, pelos seus 50 anos de história e destacada atuação junto aos trabalhadores e trabalhadoras rurais da base do Sindicato de Getúlio Vargas e pelo trabalho que vem fazendo pelo desenvolvimento econômico e social do nosso município e região. O Poder Legislativo presta o seu reconhecimento público pelas conquistas e pela sua trajetória em busca de uma melhor qualidade de vida para todos os integrantes do movimento sindical, especialmente pelo fortalecimento da agricultura familiar. A solenidade será realizada no Centro Comunitário Centenário, a partir das 10 horas. O orador oficial será o Vereador Nilton Scariot, autor da proposição da homenagem, e a Sessão será presidida pelo Vereador Aquiles Pessoa da Silva.

A história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas iniciou no dia 16 de junho de 1963, no Salão Nobre do Ginásio Cristo Rei, em uma Assembleia Geral que contou com a participação de agricultores, pequenos proprietários rurais, produtores autônomos, parceiros e arrendatários. A ordem do dia era a fundação do Sindicato dos Produtores Autônomos e o pedido de investidura sindical (Carta Sindical), aprovação do Estatuto da Entidade e eleição da diretoria provisória, que elegeu como presidente provisório Pedro Bernardon.

A Carta Sindical foi obtida em 30 de novembro de 1965, sob nº 115/64, com o nome de Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com isso, aumentou o número de associados. A primeira eleição foi no dia 27 de fevereiro de 1966, com o registro de chama única, onde votaram 153 dos 208 associados aptos a votar.  A 1ª Diretoria, que tomou posse no dia 3 de abril de 1966, ficou assim constituída: Pedro Bernardon, Arsillo Comin, Guilherme Vicensi, Dervil Armando Pegoraro, Teolindo Antônio Tonial, Germano Bernardon, André Júlio Carbonera, Deonísio Sebastião Bressam, José Felipe Fernandez Prause, Valério Lanfredi, Domingos Bernardon, Antônio Domingos Gaiatto, José Vedana, Antônio Baldo, Domingos Inocente, Decoroso Antônio Zanatelli, Avelino de Oliveira e Silvino Rotta.

A atual sede da entidade, localizada na Av. Severiano de Almeida, foi adquirida no ano de 1968. Na década de 70 ocuparam o cargo de presidente: Ignácio Dall´Agnol (1970), Germano Bernardon (1973) e Decoroso Antônio Zanatelli (1976 a 1988). De sua fundação, até os anos 70, sua função era voltada a prestar assistência médica e odontológica aos associados e familiares.

Na década de 80, passou a atuar em lutas dos trabalhadores, como o movimento dos atingidos por barragens, não pagamento do trigo e a luta pela previdência social. Em 1988, Valmor Pase assumiu a presidência. Aconteceram as emancipações e a criação dos Sindicatos nos municípios de Estação, Ipiranga do Sul e Erebango. Neste ano foi eleita a primeira mulher do STR de Ipiranga do Sul, Odete Pinheiro.

Na década de 90, assumiu como presidentes Vilson Antônio Babicz, Tânia Adelaide Tirapele e Gilson Luiz Seminotti (1995). Neste ano iniciou-se o processo de unificação dos sindicatos, concretizado no ano de 1997.

A 1ª eleição do então Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sutraf) foi em 1988, tendo sido eleito como presidente da sede central Gelson Luiz Seminotti, quando as sedes municipais passaram a ser sub sedes com coordenações municipais.

No ano 2000, Rui Alberto Valença assume como presidente. Em 2003 acontece a criação do Sutraf Alto Uruguai e suas bases em 28 municípios do Alto Uruguai. Neste ano, assume a presidência Liane Vitali. Em 2006, Nilton Antônio Scariot assume a presidência e, em 2008, assumiu como substituto temporário Orlei Osvaldo Savacinski. Em 2009, Scariot é reeleito e, em 2012, assume como substituto Joel Moisés Faccio. Em 2013, foi realizada a última eleição para as coordenações do Sutraf onde foram eleitos os atuais dirigentes, sendo que os coordenadores municipais são: Vicente Perin (Getúlio Vargas), Cléber Fochezatto (Estação), Ida Algeri Barbieri (Ipiranga do Sul), Graziani Tyburski (Erebango) e Sidinei Kalinoski (Floriano Peixoto).
Atualmente, o Sindicato conta com cerca de 2.300 associados.