Câmara de Vereadores presta homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais pelos seus 50 anos de história

por lu2015 — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Solenidade contou com a presença de autoridades, fundadores, ex-presidentes, funcionários, associados e atual diretoria

Vereador Eloi Nardi entregou a placa de homenagem ao presidente do STR, Vicente Perin

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou, no sábado, 15, Sessão de Homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas pelos seus 50 anos de história. A solenidade foi realizada no Centro Comunitário Centenário e contou com a presença de autoridades, entre elas o Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, fundadores, ex-presidentes, associados e atual diretoria do STR. A solenidade foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, Vereador Aquiles Pessoa da Silva.

O orador oficial, que falou em nome de todos os vereadores, foi o Vereador Nilton Scariot, autor da proposição de homenagem. Ele lembrou que há 50 anos, pessoas organizadas se reuniram em busca de seus direitos e união. Inicialmente, a grande necessidade era buscar assistência médica e odontológica para uma categoria de trabalhadores que, na época, era a maioria, pois vieram para esta região para desbravar as matas com suas lavouras e animais de criação. Segundo Nilton, as dificuldades eram muitas: escolas, estradas, assistência técnica e outras.

Apesar de estarem permanentemente dependendo do clima, sempre enfrentaram as dificuldades com muita coragem, fé e esperança. E isso os moveu a se unirem em busca de objetivos comuns. Conforme falou o vereador, com o passar dos anos novas necessidades começaram a surgir: aumento do salário da aposentadoria e aposentadoria para a mulher do campo. Para ele, “a luta previdenciária, com a organização e sindicalização da mulher, resultou no reconhecimento do trabalhador e da trabalhadora rural com direito à aposentadoria integral, auxílio doença, acidente de trabalho e salário maternidade”.

De acordo com o Vereador Nilton Scariot, isso mostrou ao movimento sindical que a união e a luta organizada traria mais conquistas e os sindicatos, juntamente com suas federações, passaram a fazer grandes ações articuladas em todo o país. E listou: conquista de crédito, lei do preço mínimo, Pronaf, Proagro - o seguro da agricultura familiar, agricultura familiar como categoria, luz para todos, programa de habitação rural, programa Mais Alimento e muitos outros. Localmente, Nilton destacou os convênios, parcerias com outros sindicatos, cooperativas – Sicredi, Coopermate, Cresol e Feira do Produtor.

“Por tudo isso, o Poder Legislativo de Getúlio Vargas não poderia deixar passar em branco todos os trabalhos prestados por essa entidade que completa 50 anos”, destacou. Nilton, como ex-presidente do STR, finalizou afirmando que “foi um privilégio fazer parte desta história de lutas e conquistas”.

PRESIDENTE DESTACOU A LUTA PELO BEM COMUM

Em sua manifestação, o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Aquiles Pessoa da Silva, aproveitou também para parabenizou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas, bem como todos os fundadores, ex-presidentes, membros de antigas e atual diretorias, associados e seus familiares, e todos que ajudaram a construir esta história de 50 anos. “Tenho certeza que esta é uma data de grande importância para o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Cada um e cada uma lutou e construiu o movimento sindical, se organizou e não pensou só em si, pois o movimento sindical é isso, todos em busca do bem comum”, enalteceu o vereador Aquiles.

Segundo ele, nesses 50 anos de Sindicato dos Trabalhadores Rurais foram muitas as conquistas que abrangem o conjunto de trabalhadores. “Tenho certeza que cada um desses trabalhadores e trabalhadoras rurais têm muito a comemorar e muito a fazer ainda para fortalecer cada vez mais o movimento sindical, pois embora tenham grandes conquistas, os desafios permanecem”, finalizou, agradecendo a presença de todos.