Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas presta homenagem à Cooperativa Santa Clara

por Andrei da Silveira Nardi publicado 25/10/2022 15h07, última modificação 25/10/2022 15h07
Instituição completou 110 anos de fundação em abril de 2022

Na noite de 20 de outubro foi realizada a Sessão Solene em homenagem a Cooperativa Santa Clara na Sala de Sessões Engenheiro Firmino Girardello, na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. Proposta ainda em julho por meio do requerimento 004/2022, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos edis.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais e regionais, além da direção e funcionários da Cooperativa, que está presente na região nas cidades de Getúlio Vargas e Estação. Pronunciaram-se na tribuna os vereadores Paulo Dall Agnol (representando a bancada do MDB); Marco Antônio Talgatti (representando a bancada do PTB); e Jeferson Karpinski (autor do requerimento e representando a bancada do PROGRESSISTAS); os prefeitos de Estação, Geverson Zimmermann; e de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; o presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums; e o diretor de lácteos, João Seibel.

A placa de homenagem foi entregue pelos prefeitos de Estação e Getúlio Vargas. “A câmara de vereadores de Getúlio Vargas presta homenagem à cooperativa santa clara em reconhecimento aos 110 anos de sua fundação, onde trabalha na melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade e da segurança dos alimentos com compromisso em obter a satisfação dos clientes, funcionários, associados e comunidade”.

A Indústria de Laticínios da Santa Clara conta com 308 produtores em cerca de 30 municípios da região do Alto Uruguai, além dos 264 associados da parceira Cooperativa Agro Familiar de Erechim (Agricop) e mais 103 da Cooperativa Altos Serra Agroindustrial (CASA) de Sananduva. A indústria de Getúlio Vargas recebe aproximadamente 4,8 milhões de litros de leite em sua plataforma, industrializa 3,3 milhões de litros de leite por mês. Nesta unidade é produzido queijo muçarela, provolone, queijo coalho, nata e outros derivados. A unidade recebe e gera mensalmente um total de 6,3 milhões de litros de soro fluído, que são concentrados em 2,2 milhões de litros.

Para as atividades a unidade conta com 125 funcionários. No dia 10 de julho de 2014 a Cooperativa adquiriu a Indústria de Laticínios da Cotrigo em Getúlio Vargas, gerando aproximadamente, à época, 150 empregos. A região do alto Uruguai conta também com um supermercado na cidade de Estação (21 funcionários), departamento política leiteira (seis funcionários), mercados agropecuários na cidade de Estação (16 funcionários), Jacutinga (15 funcionários) e Paim Filho (13 funcionários), fábrica de rações na cidade de Estação (oito funcionários) e também cinco granjas de suínos (uma em Getúlio Vargas, em Estação, Sertão, Ipiranga do Sul e Jacutinga), totalizando 60 funcionários.