Câmara de Vereadores concederá título de “Cidadã Honorária de Getúlio Vargas” à Dra. Terezinha Schirmbeck

por lu2015 — publicado 25/02/2016 07h55, última modificação 10/10/2022 11h29
Sugestão da homenagem foi do Vereador Eloi Nardi
Câmara de Vereadores concederá título de “Cidadã Honorária de Getúlio Vargas” à Dra. Terezinha Schirmbeck

Vereador Eloi Nardi

 

             O Vereador Eloi Nardi teve seu requerimento aprovado por unanimidade, na última Sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 12 de novembro. Ele sugeriu à Mesa Diretora a concessão de título honorífico de “Cidadã Honorária de Getúlio Vargas” à Dra. Terezinha Geralda Foohs Schirmebeck. Segundo o vereador, Terezinha foi a primeira mulher a exercer a medicina no município e muito contribuiu com a melhoria da saúde de Getúlio Vargas. Por 55 anos exerceu a Medicina.

            A homenagem será concedida juntamente com a Sessão Solene de Entrega do Troféu Destaque Econômico, que se realizará no dia 10 de dezembro, às 20h30min, no Centro Comunitário Centenário.

 

            QUEM É TEREZINHA SCHIRMBECK

            Dra. Terezinha nasceu em 30 de junho de 1934, na maternidade do Hospital Bom Jesus, em Rio Negro, Paraná. Cursou o primário no Grupo Escolar Barão de Antonina de Rio Negro e o Ginásio e Científico no Colégio Barão de Antonina, na cidade vizinha de Mafra, Santa Catarina. Prestou vestibular para Medicina em janeiro de 1953, na Faculdade Federal do Paraná, em Curitiba.

            Aprovada, iniciou as aulas em março de 1953, formando-se Médica em 17 de dezembro de 1958, aos 23 anos. Fez Residência Clínica em Pediatria e Anestesiologia, nos anos de 1959 e 1960, no Hospital de Servidores do Estado do Rio de Janeiro, referência nacional.

            Esposa do também médico Ilson Schirmbeck, inaugurou com ele sua Clínica na Av. Severiano de Almeida, em Getúlio Vargas, em 1965, quando aqui chegaram.

            Exerceu a profissão até 2009, quando se aposentou. Foi funcionária pública como médica clínica e médica chefe do Posto de Saúde, durante 32 anos, até a sua aposentadoria.  Durante 23 anos exerceu a anestesiologia no Hospital São Roque.  Casada há 54 anos, tem quatro filhas, três netas e um neto.