Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas entrega Prêmio Mulher Cidadã 2023 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

por Andrei da Silveira Nardi publicado 09/03/2023 15h30, última modificação 09/03/2023 16h41
Evento reconheceu o papel das mulheres na sociedade e homenageou três mulheres destacadas em sua atuação na comunidade

A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou na noite de ontem, 8 de março, a entrega do Prêmio Mulher Cidadã 2023 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorreu na Sala das Sessões Engenheiro Firmino Girardelo e contou com a presença de autoridades municipais, familiares das homenageadas, imprensa e população em geral.

As homenageadas deste ano foram Arlem Beledeli, indicada pela bancada do MDB, Maira Rosane Araújo Musso, indicada pela bancada do PTB, e Sheila Terezinha Falkoski, indicada pela bancada do PP. Sheila foi representada pela filha, Marilia, na ocasião.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, Pastor Domingo Borges de Oliveira. Em seus discursos, os vereadores Inês Aparecida Borba, do MDB, Marco Antonio Talgatti, do PTB, e Aquiles Pessoa da Silva, do PP, destacaram a importância do papel da mulher na sociedade e enalteceram os feitos das homenageadas.

Além disso, o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, esteve presente na cerimônia e parabenizou as homenageadas, ressaltando a importância do trabalho das mulheres para o desenvolvimento da cidade. "É um orgulho poder reconhecer e valorizar o papel das mulheres em nossa sociedade. Parabenizo as homenageadas desta noite e agradeço a todos que contribuíram para a realização deste importante evento", afirmou o prefeito.

O Prêmio Mulher Cidadã é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas que tem como objetivo homenagear mulheres que se destacam em sua atuação na comunidade. A premiação é realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Sobre as homenageadas

Premio Mulher Cidada 2023 - Camara de Vereadores de Getulio Vargas-01.jpg

Arlem Beledeli

Arlem Beledeli nasceu em 23 de janeiro de 1950, às margens do rio Facão em Erebango, filha de Moacir João Meregali e Idalina Becher Meregal. Cresceu ajudando a mãe nos afazeres domésticos e trabalhando na agricultura. Mais tarde, tornou-se funcionária pública como servente de escola, trabalhando duro para garantir uma vida melhor para si e para sua família. Residente em Getúlio Vargas, Arlem se destacou como uma líder engajada na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Para ela, as mulheres têm um papel fundamental na sociedade atual, seja na área da educação, política ou até mesmo no meio empresarial. Arlem é casada há 50 anos com Aldino Beledeli e teve três filhos, Luciana, Marcelo e Mateus (em memória), e uma neta, Lorenza. Ao longo de sua vida, sempre se preocupou com o bem-estar de sua família e daqueles ao seu redor. Foi primeira-dama de Getúlio Vargas, momento em que trabalhou com ações sociais, organizando grupos da terceira idade e exercendo trabalhos voluntários.

Premio Mulher Cidada 2023 - Camara de Vereadores de Getulio Vargas-02.jpg

Maira Rosane Araújo Musso

Maira Rosane Araújo Musso nasceu em Getúlio Vargas, em 02 de agosto de 1964. Maira se casou com Darcilo Musso e tiveram duas filhas, Simone e Alessandra, além de dois netos, Bruna e Miguel. Ela começou a trabalhar muito cedo, ajudando pessoas idosas em suas tarefas domésticas. Mais tarde, mudou-se para Novo Hamburgo, RS, em busca de novas oportunidades, onde trabalhou em uma fábrica de calçados. Após casar-se com Darcilo, o casal começou a buscar melhores condições financeiras e investiu em um mini mercado em Getúlio Vargas, onde conseguiram prosperar. Ao longo de sua trajetória, Maira se dedicou a vários projetos sociais, principalmente na doação de alimentos, roupas, cobertas e remédios para pessoas necessitadas em sua comunidade. Maira enfrentou muitos desafios em sua jornada, desde as dificuldades financeiras iniciais até as incertezas de iniciar um novo empreendimento sem experiência prévia. Como mulher, ela acredita que sua sensibilidade e empatia ajudam a fazer a diferença na sociedade. Além de seu marido e filhas, ela tem dois netos, que são uma fonte de alegria e orgulho para ela. Maira foi vereadora de 2009 a 2012.

Premio Mulher Cidada 2023 - Camara de Vereadores de Getulio Vargas-26.jpgSheila Terezinha Falkoski

Sheila Terezinha Falkoski nasceu em Getúlio Vargas em 10 de outubro de 1947. Ela saiu de casa muito jovem para trabalhar em casas de família, cuidando de crianças e fazendo tarefas domésticas. Com o tempo, ela assumiu a responsabilidade de cuidar de algumas casas e fazer comida, pão e outras tarefas. Com sua competência e dedicação, ela foi indicada para trabalhar em um armazém, onde conheceu seu futuro marido, Ambrosio Falkoski (in memoriam). Depois de alguns anos trabalhando no armazém, Sheila decidiu deixar o negócio para se dedicar à sua casa e à criação dos filhos. Foi nesse período que o casal começou a trabalhar na agricultura, plantando arroz e criando vacas leiteiras em sua propriedade. Após cinco anos nesse ramo, Sheila e seu marido receberam uma proposta de sociedade em um depósito de bananas e um pequeno mercadinho. Infelizmente, a sociedade não deu certo e o casal acabou encerrando o negócio. Foi então que seu marido comprou um açougue que estava à venda em um bom ponto no centro da cidade. Do casamento de Sheila e Ambrosio nasceram seis filhos e a família foi crescendo com a chegada de nora, genros, netos e bisnetos. Além de ser uma mãe e avó dedicada, Sheila é conhecida por sua atuação nos bastidores de trabalhos sociais, auxiliando os mais necessitados. Ela é uma das sócias-fundadoras do Lar dos Idosos e é conhecida em sua comunidade por sua generosidade e espírito voluntário. Atualmente é casada com Antônio Nicolau Beck.

Confira mais registros acessando o link.